The Secrets of Gin

"Estamos aqui para lhe desvendar todos os segredos do gin, para saboreà-lo da melhor maneira"
 

Inseparable Gin

Gin Secrets / Notícias  / Inseparable Gin

Inseparable Gin

Há mais um Gin nacional no mercado. INseparable é a mais recente marca de Gin de Portugal
Tudo começou, há já alguns anos, numa mesa de jantar onde 8 amigos se encontraram para aquele que se viria a tornar um ritual semanal. Ao jantar juntaram a prova de um Gin novo todas as semanas. O desafio de trazer algo diferente semana após semana foi-se tornando cada vez mais difícil e chegaram mesmo ao ponto de não mais conseguir surpreender os restantes convivas.
Este foi o mote para Luis Afonso, um dos 8 amigos, lançar mãos à obra e procurar ele próprio produzir de raíz um Gin que rompesse com tudo o que já haviam provado. Comprou um pequeno alambique de cobre e partiu à descoberta da alquimia dos aromas num processo longo mas gratificante que teve o seu culminar na mistura perfeita que havia de ser experimentada, no painel mais representativo para Luis Afonso, o seu grupo de 8 amigos.
Disfarçado dentro de uma garrafa descaracterizada INseparable foi dado a provar aos 8 convivas e logo aprovado. Aprovado ao ponto de logo aí decidirem que estavam na presença de um Gin para mostrar a todos e que não podia ser só privilégio destes 8 amigos.
Da ideia à ação foi um passo e logo começaram na afinação da receita e a sua adaptação ao processo industrial.
Ao todo foram testados 93 botânicos mas apenas 36 figuram na receita final. Para garantir a replicação desta e minimizar os efeitos da inevitável variação de aromas que os produtos naturais sofrem recorreram ao Tec Labs da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que faz a análise de todos os botânicos para cada batch e indica quais as eventuais alterações na sua percentagem de uso.
A aromatização do álcool é feita em duas etapas distintas. Primeiro a frio onde 34 dos botânicos são macerados e deixados em contacto com o álcool. O tempo de maceração varia de botânico para botânico na procura de que todos brilhem de igual forma e não se sobreponham. O álcool já aromatizado é depois filtrado para o alambique onde é colocado um cesto de cheiros com os 2 botânicos em falta na receita final. Que botânicos são macerados ou quais vão no cesto de cheiros? Só mesmo um dos 8 amigos poderá responder a essa pergunta.
INseparable tem 45 volumes de álcool e seria de esperar um aroma marcadamente alcoólico. Tal não acontece e ao invés são as notas doces e especiadas que pontuam todo o nosso nariz. O travo doce do mel é notório mas é também fácil encontrar as notas mais quentes da baunilha e canela. Na boca INseparable mantem toda a sua suavidade e toque mais quente. Às notas identificadas no nariz somam-se o cacau e a pimenta da Jamaica.

No Comments

Post a Comment