The Secrets of Gin

"Estamos aqui para lhe desvendar todos os segredos do gin, para saboreà-lo da melhor maneira"
 

Ventozelo

Gin Secrets / Ventozelo

Ventozelo

País: Portugal
Produtor: Quinta do Ventozelo
Teor Alc.: 45 %

É difícil falar de Ventozelo Premium Dry Gin sem antes falar da Quinta que lhe dá o nome. Bem no coração do Douro, no concelho de São João da Pesqueira, a Quinta de Ventozelo estende-se nas encostas da região ocupando uns impressionantes 600 hectares. A sua flora riquíssima e com clara influência Mediterrânica, serviu de inspiração a Ventozelo Premium Dry Gin. Lavanda, tomilho-limão, tomilho bela-luz ou perpétua roxa são apenas alguns exemplos de botânicos que crescem nos solos xistosos da Quinta e pontuam este Gin. A estes juntou-se o blend secreto de plantas aromáticas pensado e criado pelos viveiros Cantinho das Aromáticas, parceiro neste projeto. A criação de Ventozelo Premium Dry Gin contou ainda com a colaboração do Instituto Abel Salazar no que configura uma clara aliança entre a experiência adquirida e a investigação pura e a tradição e a inovação.
Ventozelo demarca-se de toda a concorrência pelo uso de álcool e aguardente obtidos a partir do mosto das uvas e do vinho conferindo-lhe aromas e sabores vínicos distintos do carater mais neutro do álcool à base de cereais. Resulta igualmente um álcool muito mais suave do que seria de esperar num Gin com 45 graus.
No nariz há duas notas que se desprendem de imediato. O travo vínico, mas também as notas florais preenchem-nos as narinas num bouquet suave e quase adocicado onde o zimbro é relegado para um papel assumidamente secundário. O palato é a confirmação dos aromas que sentimos no nariz. O perfume da lavanda, o toque oleoso do tomilho bela-luz ou a frescura do tomilho-limão cruzam-se, sempre suportados por um álcool macio que parece arredondado pelo travo de mel. O zimbro aparece só depois a provar a natureza mais seca deste Gin sem contudo perder o seu ADN de vinho.

Tags

Gin, Portugal, Ventozelo